Vimos a história da medicina fitoterápica e vaporizadores e agora vamos refocar o vaporizador e como ele funciona!!

O que é um spray de ervas?

Um vaporizador é um dispositivo usado para liberar os componentes e ingredientes ativos de qualquer material vegetal, como plantas aromáticas, ervas de ervas de ervas e concentrados de plantas de aromaterapia de ervas!

É bastante anedótico, mas o vaporizador também é usado na gastronomia por grandes chefs e às vezes para a cozinha molecular!

Como é feito um vaporizador?

1 – Um vaporizador tem uma tigela ou câmara vaporizadora que pode ser feita de aço inoxidável, alumínio, cerâmica, madeira, quartzo ou vidro…).

Esta tigela é onde o material da planta deve ser colocado.

2 – Um vaporizador deve ter uma fonte de calor!

Um vaporizador portátil pode trabalhar com baterias, isqueiros ou outras fontes de calor por condução para alguns modelos!

Um vaporizador de salão funciona conectado à área.

Esta fonte de calor irá alimentar o elemento de aquecimento.

Este elemento de aquecimento pode estar em contato direto com a tigela ou matéria vegetal para um vaporizador de condução, mas o elemento de aquecimento também pode ser removido da tigela.

Neste caso, está conectado com a câmara de enchimento por um duto de ar.

O ar quente se moverá, portanto, do elemento de aquecimento para a planta graças à chamada de ar de sua sucção ou mais raramente pelo ar pulsado (respiração).

Isso é chamado de vaporizador de convecção.

3 – Um vapo tem um porta-voz para transportar vapor da tigela para a boca.

Outros vaporizadores como o famoso Vulcão, por exemplo, têm um sistema de balão inflável com válvula para evitar que o vapor escape!

Como funciona um vaporizador?

Os vaporizadores aquecem a planta a uma temperatura menor do que a temperatura de combustão da celulose (231oC), de modo que os compostos ativos na planta podem ser liberados como vapor aromático, em vez de emitir fumaça que pode incluir milhares de gases e partículas tóxicas.

Esse princípio, que é chamado de "Sublimação" é a passagem de uma molécula do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido.

Por que o vaporizador é tão eficaz?

Cada ingrediente ativo contido em uma planta, em sua própria temperatura ideal de vaporização, e vapo é o dispositivo que aquece a planta a esta temperatura precisa, de forma rápida e incrivelmente eficiente.

Além disso, escolhendo uma temperatura em vez de outra, é possível favorecer diferentes efeitos dependendo das moléculas sublimadas!

É mágica? São supercondutores futuristas? Física quântica?

De modo algum! Os vaporizadores simplesmente usam um dos três tipos de mecanismos de aquecimento que extraem as moléculas ativas da matéria vegetal ou da grama seca, convertendo-as em vapor (gás), ou seja, condução, convecção e radiação/Radiação. (ver artigo sobre diferentes tipos de aquecedores).

Para concluir este pequeno artigo, lembramos que, para aproveitar ao máximo o seu vapo, você deve moer seu material vegetal manualmente ou com um moedor, a fim de facilitar a passagem de ar quente na maior superfície possível. Bons vapes!